O Que É Email Marketing E Como Utilizar?

Muitos empreendedores hoje em dia falam que o email marketing está morto, eu não acredito nisso, por isso que falo que você precisa saber que ao montar seu negócio online, você tem que focar em construir a sua lista de contatos ou vai ficar a ver navios.

Sim, essa é a base de praticamente todos os negócios na internet.

email marketing - viver com liberdade

A lista de email marketing ao qual estou falando é uma ferramenta que você configurará em seu projeto onde, através dela, manterá um relacionamento de amizade para futuras indicações para vender seus produtos.

Construindo suas listas de e-mail marketing você não estará vendendo para uma única pessoa e sim para um grupo de pessoas interessadas no mesmo assunto, lhe gerando muito mais renda.

Uma lista de e-mail é um ativo da sua empresa, com a possibilidade de vender mais de uma vez para uma mesma pessoa.

O grande desafio é o de criar listas de e-mail baseadas em interesses.

Ex.: Você irá promoverá um produto que ensina a pessoa a perder peso, você precisa é claro, ter uma lista de pessoas interessadas em perder peso para promover este produto específico.

Se você não tiver uma lista bem segmentada você estará só perdendo tempo e dinheiro, pois muitos programas de e-mail marketing são pagos e cobram por quantidades de pessoas em sua lista, então quando mais gente interessada no seu nicho, mas você conseguirá desenvolver um bom trabalho sem perder dinheiro.

Cada pessoa da sua lista de e-mail marketing é chamada de Lead.

O objetivo de construir a sua lista não é de colecionar e-mails, mas de ter e-mails de pessoas que realmente estão interessadas em seus produtos.

Também não vá pensando em fazer spam.

 

O Que São Os Spammers?

email marketing spam - viver com liberdade

Os spammers são aquelas pessoas que pegam uma lista qualquer e envia diversos emails divulgando seus produtos sem autorização das pessoas, isso não te deixará milionário e sim só servirá para acabar com a sua credibilidade.

Você tem que aprender a se relacionar com a sua lista de e-mails gerando confiança e credibilidade para transformar esses Leads em clientes, e é claro, clientes compradores.

 

As Ferramentas Para Gerenciar Email Marketing?

email marketing ferramentas - viver com liberdade

Tá, eu não te passei até agora como você gerenciará estas listas, por onde fazer, etc….

Você já imaginou a dificuldade em fazer o gerenciamento manual de centenas e até milhares de e-mails da sua lista sabendo que cada pessoa pode entrar na sua lista em dias diferentes, em horários diferentes, como você faria para enviar as mensagens de forma organizada e sequencial dessa forma?

Nossa, poderíamos ficar nosso dia inteiro fazendo essas tarefas, tomando todo nosso tempo e se tornaria inviável, não é mesmo?

Mas quero que saiba que existem programas específicos para essa finalidade.

Esses programas são chamados de sistemas de e-mail Marketing e Autoresponder.

Veja alguns exemplos:

E-goi: Uma Ferramenta de Portugal completíssima e a cada dia mais utilizada no Brasil.

Get Response: A ferramenta atualmente tem sido bastante comentada em todo o Brasil por se tratar de uma ferramenta completíssima, e que recentemente disponibilizou uma versão em português.

Aweber: Esta é uma das ferramentas mais consagradas em todo o mundo, sendo utilizada e recomendada pelos maiores especialistas de Marketing Digital por ser muito confiável e com um excelente custo x benefício para o envio de e-mail marketing em grande quantidade.

Mailchip: Excelente Ferramenta e muito fácil de usar. É uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo.

Essas ferramentas de e-mail marketing possibilita o envio automático de e-mails para as pessoas que se inscreverem em sua lista, mas isso não significa que ele escreverá os e-mails por você.

Você mesmo prepara as mensagens e definirá qual o intervalo que essas pessoas irão receber e o sistema fará o controle da entrega completo sozinho, legal né.

Ex.: Você pode configurar para que o primeiro e-mail seja enviado imediatamente após o seu Lead entrar em sua lista, lhe entregando um e-mail de boas-vindas, o segundo e-mail para ser enviado um dia depois, o terceiro e-mail para ser enviado três dias depois, o quarto e-mail para ser enviado cinco dias depois e assim por diante. Você prepara uma única vez esta sequência de e-mails e quando as pessoas forem se cadastrando na sua lista elas vão receber nossas mensagens automáticas desde o primeiro e-mail, não importa quando se cadastrem, sempre começará pelo primeiro e vai até você para de enviar a sequência, você não precisa tomar nenhuma ação será no tudo automático.

Com estes sistemas de e-mail marketing podemos criar e gerenciar diversas listas segmentadas de acordo com o interesse em nossos produtos.

Podemos trabalhar com inúmeros nichos, criando uma lista específica para cada um deles.

Nestes sistemas também podemos acompanhar a taxa de abertura dos e-mails enviados, analisando essas taxas que se estiverem muito baixas, melhoramos a nossa mensagem para aumentar esse percentual e atingir mais pessoas.

Uma outra informação que temos seriam sobre as taxas de cliques nesses e-mails, pois não adianta nada eles abrirem as mensagens se não clicarem em nossos links que oferecemos, e quando isso ocorre também trabalhamos para melhorar essas mensagens e assim aumentamos o percentual de cliques.

Entre outros recursos disponíveis, está a possibilidade de descadastramento por parte do Lead da sua lista.

Este é um item obrigatório, inclusive por lei em toda a mensagem, sem isso, corremos o risco do nosso Lead marcar a nossa mensagem como spam e quando isso ocorre perdemos a credibilidade dos sistemas de e-mail marketing, inviabilizando todo nosso trabalho.

Também é importante salientar que a caracterização de mensagens como spam não está relacionada com a quantidade de e-mails que você envia e sim pelo envio de mensagens não autorizadas e isso ocorre na maioria das vezes com as pessoas que compram listas de e-mail ou pega emprestado de outras pessoas.

Eu quero que você aprenda a construir a sua própria lista de e-mails segmentada, independentemente da quantidade de pessoas que tivermos em nossas listas, não estaremos fazendo spam.

Outra informação importante que os sistemas de e-mail nos informam é sobre a taxa de entrega, um bom sistema de e-mail marketing tem taxa de entrega próximo de 100%, ou seja, se você enviar um e-mail agora, você quer que esse e-mail chegue na caixa de entrada do seu Lead na mesma hora e isso é muito importante.

Também teremos a necessidade de enviarmos e-mails esporádicos fora da sequência já cadastrada anteriormente, que chamamos de Broadcast, pois sempre aparecerá um produto imperdível para divulgar de última hora, ou uma promoção, então utilizamos desse recurso.

Bom, espero que você tenha compreendido um pouco sobre os programas de e-mail marketing e suas infinitas opções que você terá para se comunicar com seus compradores.

Se você deseja aprender mais, existe um treinamento muito bom que é o este aqui do E-goi Dominado e que você conseguirá aprender a configurar e ter total controle das suas listas de e-mail marketing.

Se tiverem mais dúvidas é só deixarem nos comentários.

Abraços e sucesso sempre,

Luciana Rizzuti

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